Olá, querida Comunidade Espectral!
Hoje, estou verdadeiramente empolgada para compartilhar com vocês mais um dos meus capítulos no livro Simplificando o Autismo. Pegue a pipoca, aconchegue-se no sofá e embarque comigo nessa leitura a respeito dos comportamentos de esquiva diante de comandos ou simples expectativas.
Em meu novo vídeo intitulado “Autismo e Evitação – Por Que Algumas Pessoas Autistas não Toleram Ordens”, vamos conversar sobre um tópico intrigante e muitas vezes mal compreendido: a Evitação Patológica de Demanda (PDA). Este é um perfil atípico do espectro autista em que, apesar de uma razoável habilidade linguística, a pessoa pode não conseguir verbalizar adequadamente o seu desconforto ao ouvir as solicitações dos pais ou professores, por exemplo.
No livro “Simplificando o Autismo”, escrito pelo renomado Dr. Thiago Castro, tive a honra de contribuir com dois capítulos muito especiais para mim. Um deles, o “Espectro Feminino – por que as meninas estão passando abaixo do nosso radar”, foi lido no vídeo da semana passada. E o “Momento Eureka – a Descoberta da Evitação Extrema de Demanda” está no vídeo de hoje. Este capítulo nos mostra como a esquiva pode aparecer de formas variadas e deixar os pais extremamente assustados, sem saber quais recursos pedagógicos utilizar, já que a rotina estruturada tende a piorar o problema.
Imagine a cena: uma menininha se recusa a falar porque ela se comporta como um cãozinho? Esse comportamento pode ser funcional até certo ponto, já que apazigua os ânimos da garota e permite que ela tome banho e se alimente. Porém, eventualmente, o fato de latir para as visitas e não treinar suas habilidades de comunicação pode ter um sério impacto em seu desenvolvimento. Como lidar com essa situação?
Este conceito, descrito pela Dra. Elizabeth Newson, em 1983, lança uma luz sobre esse desconforto extremo que tende a afetar de alguma forma até 20% das pessoas neurodivergentes.
Assistir a este vídeo não é apenas uma oportunidade de aprimorar seu entendimento sobre o autismo, mas também uma maneira de elevar a nossa empatia. Ao ler ou escutar as experiências pessoais compartilhadas pelas crianças autistas com PDA, você vai perceber que o maior desafio não é para os adultos, o sofrimento mais significativo sem dúvida é da criança que às vezes se paralisa diante de suas próprias expectativas e desejos.
Além disso, essa conversa também desmistifica equívocos comuns. A Evitação Patológica de Demanda não é uma afronta, nem deve ser confundida com o Transtorno Opositivo Desafiador. Na verdade, a pessoa com PDA não costuma buscar ativamente a oposição.
Então, convido você a estar conosco na comunidade mais espectral da internet!
Aqui, nós estudamos bastante e crescemos juntos, respeitando todas as cores do espectro humano!
Inscreva-se no meu canal para não perder nenhum conteúdo futuro! No YouTube, o meu principal tópico de discussão é a apresentação feminina do autismo.
Se gostar do vídeo, não se esqueça de curtir e compartilhar com amigos e familiares interessados por esse tópico.
Caso você queira explorar ainda mais o tema e adquirir um exemplar do livro “Simplificando o Autismo”, do qual eu sou coautora, é só clicar aqui.
Ah, e antes de nos despedirmos, se você tem sede por conhecimento e deseja participar da MasterClass Autismo Feminino, o link está à sua disposição aqui abaixo:
https://lygiapereira.com.br/autismo-feminino/
Obrigada por estar comigo nessa nobre missão!
Vamos compartilhar, aprender e crescer juntos!
Com carinho,
Lygia Pereira